É impossível não se apaixonar por Roma. Evoca uma tempestade de emoções desde o momento em que se dá o primeiro passo no seu território. Pioneira da civilização ocidental, Roma é ainda hoje o lar de muitos sítios que em tempos foram considerados criações incríveis pelo homem. A cidade eterna convida-o a aproximar-se a pé pelas suas ruas, mas 1 dia não será tempo suficiente para embeber toda a beleza.
O Coliseu é o cartão de visita da Roma antiga e moderna. Conheça-a em todo o mundo e cite-a como uma das razões para visitar esta cidade maravilhosa. O edifício é uma espécie de estádio que foi criado nos primeiros anos da nossa era.
Os eventos foram encenados na sua arena, muitas vezes sangrentos e brutais. Assistiram a lutas de gladiadores, execuções, torturas, exposições e outros eventos altamente emocionais. Hoje é um monumento arquitectónico, uma recordação dos 5 séculos em que a actividade nunca saiu do local.
No coração de Roma encontra-se um pequeno Estado chamado Cidade do Vaticano. No coração do Vaticano encontra-se a Praça de São Pedro com a catedral com o mesmo nome. Está rodeado por numerosas colunas, e as suas dimensões são de 340 por 240 metros. De cima do quadrado parece uma chave.
Foi concebido por um escultor barroco chamado Lorenzo Bernini. A igreja na praça é não só um centro espiritual para católicos, mas também um repositório de numerosas obras de arte. Todos os anos são realizados eventos religiosos, tais como as celebrações da Páscoa, na região.
O impressionante complexo na Piazza Venezia está em construção há cerca de 40 anos. É dedicado ao Rei Victor Emmanuel II. Foi o primeiro monarca que foi capaz de unir o território italiano e transformá-lo num estado de pleno direito. O edifício apresenta uma escultura do monarca sobre cavalo, feita de bronze.
O topo do edifício é decorado com uma arquitrave de 16 estátuas. Estes são os símbolos de todas as regiões italianas. Existem museus no interior, bem como galerias onde várias exposições podem ser vistas de tempos a tempos. Há uma guarda de honra na praça fora do complexo, bem como a Chama Eterna.
Outra estrutura impressionante está localizada no centro da cidade. Costumava ser um local de reunião onde os romanos participavam em eventos importantes, partilhavam notícias sociais e resolviam várias questões. Foi também o local onde foram tomadas decisões relativas a leis, veredictos e nomeações de funcionários.
As bancas do mercado situavam-se perto dos edifícios administrativos. Eram adjacentes a templos, monumentos e outros edifícios. Após a queda do Império Romano, o fórum foi devastado e apenas restam fragmentos do mesmo.
Há muitas fontes em Roma, cada uma impressionante na sua beleza. Mas Trevi é o líder entre eles. Actua como um fragmento da fachada do palácio do Palazzo Poli. Com o calor, as pessoas vêm aqui para desfrutar da leve frescura e observar a água turquesa cintilante.
A decoração é um conjunto arquitectónico com um conjunto de figuras. Torres sobre uma tigela de cerca de 20 metros de comprimento. Toda a composição se assemelha a uma espécie de anfiteatro, com os espectadores sentados nos degraus.